E&I

ENCONTRO & INTERVENÇÕES
2012

JULHO

Postado em 23/7
Domingo, 29 de julho das 14 às 18h



_____________________________________________________________

JUNHO

Postado em 19/06
Este mês, além das intervenções, teremos oficina de HQ e Mangá com os arte-educadores da HQ Company.

24 de junho, domingo a partir das 14h
Entrada franca

Para a oficina de HQ e Mangá é necessário fazer inscrição na Seção de Artes Visuais pelo telefone 2451-5184.

Centro Permanente de Exposições de Arte "Prof. José Ismael"
Pç. Cícero de Miranda, S/N - Vila Galvão (Lago dos Patos)



_________________________________________________________

MAIO
Postado em 04/06 - Exposição e Intervenção - 27 de maio.
Postagem 22 de maio
Domingo (27), a partir das 14h, o Encontro & Intervenções comemora um ano de atividades. E nada melhor que muitas intervenções para marcar a data, que também encerra a exposição comemorativa do E&I. Portanto, estamos convidando convocando todos os artistas para este encontro, que desta vez será no hall do CPE, e quem sabe, dominar a praça, e mesmo o lago; e desta vez, não será devido à chuva.
27 de maio, domingo a partir das 14h.
Participação especial
Rodrigo Soares
Violão na Era do Rádio
Projeto contemplado com o FunCultura
Postagem em 3 de maio
Em comemoração ao dia do artista plástico, 8 de maio, e do primeiro aniversário do projeto “Encontro & Intervenções”, será realizada uma exposição coletiva de artes visuais em suas diversas linguagens, com os artistas que participam do projeto.

5 a 27 de maio
Quarta a domingo, das 8h às 12h, e das 14h às 17h, exceto feriados.
Encontro com os artistas dia 27, domingo, às 14h
Entrada franca
Centro Permanente de Exposições de Arte “Prof. José Ismael” Praça Cícero Miranda, s/nº, Lago dos Patos, Vila Galvão.

_____________________________________________________________________
ABRIL
Postagem em 02 de maio
Domingo (29/04) o E&I desceu do piso superior para ser realizado no hall do CPE, como já havia acontecido em outubro/11, devido ao tempo instável (chuva, frio e vento), mas sem perder o fôlego, embora sentisse a falta de alguns artistas que sempre marcam presença. O evento, que irá completar um ano neste mês*, contou com alguns “velhos” conhecidos, assim como mais uma vez teve cara nova, e desta vez foi a artista Ana Paula que pintou no encontro. Também tivemos no evento a presença dos fotógrafos que participavam de uma oficina promovida pelo Projeto Oficinas Culturais da Secretaria de Cultura de Guarulhos.
No diálogo que fecha o evento foram feitas novas propostas de projetos; aliás, vale citar que os E&I’s mais atuantes estão buscando dar ao coletivo uma dinâmica de ação e atuação além dos encontros mensais, através de intercâmbios e parcerias.
* Como parte da comemoração do primeiro ano de Encontro & Intervenção será realizada uma exposição dos artistas que participaram nos eventos ao longo dos oito encontros já realizados.
EXPOSIÇÃO ENCONTRO & INTERVENÇÕES
07 a 27 de maio
Centro Permanente de Exposições de Artes Prof. José Ismael
Pç. Cícero de Miranda, S/N Vila Galvão (Lago dos Patos)
ABAIXO REGISTRO DOS ARTISTAS QUE ENFRENTARAM O MAL TEMPO PARA FAZER ARTE NO CPE
Primeira participação da artista Ana Paula
Edmilson fazendo retrato de um dos fotgráfos
Eduardo Gomes: muitos detalhes, paciência e concentração.
Tatiana Vieira aniversariante do dia termnando um óleo sobre tela
Claudinei dividindo espaço com a Suzanne
Oziel introspectivo
Thabata se preparando para se transformar em Samara
Dupla dinâmica: Adriano Gambim (Batman) e Sérgio Ferreira (?)
Aline Rodrigues em um toque de sensibilidade
Andréa Guedes finalizando para exposição
Postagem em 23 de maio
VIII Encontro & Interevenções

 __________________________

MARÇO
Postado em 19 de março
Encontro
Ontem o piso superior do CPEA Prof. José Ismael recebeu a primeira edição do Encontro & Intervenções em 2012. O evento que foi antecipado devido à Conferência Municipal de Cultura, deverá seguir a partir de abril sempre no último domingo de cada mês, conforme pré-estabelecido pelos artistas do grupo. Portanto, o próximo encontro já está agendado para 29 de abril.
Na tarde de ontem, além das ações de alguns artistas que fizeram parte do Arte na Cervegela, caras novas pintaram por lá; pintaram e desenharam, como Andréia Guedes e Anderson.
Os músicos-artesãos Carlos e Cláudio, que sempre participam de outro evento da SAAV, a Feira Itinerante, apareceram por lá e deram sua contribuição também para o E&I, aproveitando o violão levado por Theo, que havia se apresentando com músicas próprias e alguns clássicos nacionais e internacionais.
O E&I, assim como a FIART, pode se diversificar?
Sim! Para isto é necessário apenas que os artistas apareçam no Centro Permanente nos dias do Encontro e mostrem sua arte.
Postado em 19 de março
VERNISSAGE - ARTE NA CERVEGELA
No dia 15 de março a Seção de Artes Visuais da Secretaria de Cultura, apoiada pela H. Linguiçaria e Cervejaria e pela Frutaria Lima Limão, promoveu com grande sucesso o Vernissage Arte na Cervegela. Contando com a presença dos artistas do coletivo Encontro & Intervenções e apresentação musical de Rosane e Bando abrilhantando a festa, cerca de 250 pessoas enfrentaram a chuva para conferir as Cervegelas.
_____________________________
O projeto Arte Na Cervegela, sugerido por Danilo Duarte, foi o primeiro levado pelos artistas do coletivo Encontro & Intervenções. Importante lembrar que este projeto foi formado por 17 artistas e um coletivo (308), mas o evento Encontro & Intervenções é aberto a todos os artistas que queiram participar dos próximos eventos, diálogos e projetos.
A Seção de Artes Visuais agradece a Danilo Duarte, Marilza, ao Depto. de Carpintaria da SO, a Marcelo Eduardo e João Soares (manutenção da SC), a equipe de sonorização, em especial Leonardo e Jonas e a todos que tornaram possível a realização deste projeto.
Eduardo Gomes, Isabel Borazanian, Edmilson, Karol Dantas,
Oziel Bonifácio, Adriano Gambim, Claudinei e Pato.
Claudinei e Nazaré
Markis Oliveira, Adriana Farias Galvão, Danilo Duarte, Adriana Lins, Oziel Bonifácio,
Isabel Borazanian, Josefa Leôncio e Eunice Toledo.
Serjão Augusto com o pequeno Dante, Adriana Lins, Oziel Bonifácio Aline Rodrigues, Adriano Gambim,
Isabel Borazanian, Tatiana Vieira. Abaixados: Claudinei e Daniel de Souza.
Rosane & Bando com a participação de Stopa e Stive Trigueirinho.
_____________________________________________________________________
FEVEREIRO E MARÇO
PROJETO CERVEGELAS
Ontem, o coletivo formado no evento Encontro & Intervenções retomou as atividades no Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael com a apresentação dos collers cedidos por Danilo Duarte (H Linguiçaria) para os artistas desenvolverem trabalhos sobre este objeto tão comum quanto peculiar, criando o projeto Cervegela.
Nesta página você poderá conhecer um pouco da história feita pelos artistas que passaram por lá nas edições anteriores.
18 de março de 2012
A partir das 14h
Piso superior do Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael
Além da apresentação das Cervegelas, que tiveram uma prévia do vernissage que será na Frutaria Lima Limão, o coletivo discutiu outros pontos de interesse ao grupo e para os artistas da cidade.
Para o mês de março já está agendada, além do vernissage das Cervegelas, o próximo Encontro & Intervenções, no Centro Permanente de Exposições de Arte. O evento, que será o primeiro de 2012 com intervenção, que tem agenda no último domingo de cada mês, foi antecipado devido à Conferência Municipal de Cultura que será nos dias 23, 24 e 25 de março.
Vernissage Cervegelas
15 de março às 18h
Frutaria Lima Limão
Av. Paulo Faccini, 1721, Bosque Maia
Encontro & Intervenções
18 de março a partir das 14h
Centro Permanente de Exposições de Artes Prof. José Ismael
Pç. Cícero de Miranda, S/N - Vila Galvão (Lago dos Patos)
Danilo analisando o projeto
Coletivo E&I: Isabel, Suzzane, Karol, Thabata, Tatiana, Adriana, Oziel, Nazaré, Alexandre, Nina, Adriano e Sérgio
Abaixados: Eduardo e Claudinei
As Cervegelas
_____________________________________________________________________
JANEIRO
VISITA A SANTOS
Dando continuidade ao projeto da exposição conjunta do coletivo de artistas plásticos guarulhense que se formou no Encontro & Intervenções com o coletivo de artistas santistas, ontem a SAAV e vários artistas foram a Santos para conhecer o espaço onde se dará a segunda exposição Guarulhos-Santos (a primeira mostra será no Adamastor no mês de maio). Além de ir para conhecer os espaços que poderão receber a exposição, o grupo também foi até a cidade para definir alguns parâmetros, detalhes e datas para a efetivação do projeto.
Recebidos e ciceroniados pela artista Fabíola Notari, integrante do grupo santista, visitamos o MASS - Museu de Arte Sacra de Santos e a Pinacoteca Benedito Calixto; além de fazermos um tour pala cidade, onde pudemos conhecer uma cidade muito interessante pelas várias e surpreendentes nuances arquitetônicas revelando um lado pouco conhecido da cidade do maior porto do país, das praias e da equipe de futebol que revelou Pelé.
Os coletivos continuam trabalhando os detalhes do projeto e tem, na definição dos artistas e obras que irão compor a mostra, a primeira meta a ser concluída; e isto terá de ser feito até o início de fevereiro.
Para o sucesso da visita tivemos apoio da Secretária de Cultura Adriana Farias Galvão a quem agradecemos; também deixamos nossos mais sinceros votos de agradecimentos aos artistas guarulhenses que nos acompanharam e que estão sempre presentes em nossas atividades; ao DTI pelo transporte fornecido e em especial ao motorista Artur (o Maurício de Souza) e à Fabíola Notari pela atenção e simpatia dedicada a nosso grupo.
Algumas imagens do dia
Daniel e toda galera em busca de sombra
Museu do Café: local de encontro com a Fabíola
Pausa para o café.
Galera admirando o Mosteiro de São Bento
Mosteiro de São Bento, onde está localizado o MASS
Oziel e Tatiana em frente à capela
Conversa sobre a exposição no páteo interno do Mosteiro
Entrada do Mosteiro
Pinacoteca Benedito Calixto
Mônica, Eduardo e Claudinei
Adriana
Tati, Mônica, Suzanne, Caludinei e Fabíola.
_____________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
2011
NOVEMBRO/11
  Este domingo acenou com ventos e trovoadas, mas acabou mesmo sendo de muito Sol e calor durante o dia. Rolou um vento frio no início da noite, mas nada que pudesse quebrar os ânimos dos participantes do VI E&I de artes visuais que teve como destaque o grande número de crianças que subiu as escadas do Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael no Lago dos Patos para conferir as performances e oficinas que foram levadas pelos artistas e arte-educadores.
Entre os vários artistas que marcaram presença, neste mês faço o registro da visita de Roberval Rodan que veio da cidade de Cotia somente para conhecer os artistas de nossa cidade; Rodan prometeu voltar no próximo encontro e demonstrar como fazer tinta a óleo a partir de óleo de linhaça e pigmentos. Questionado por vir de tão longe, Rodan brincou e citou o antológico trecho da música de Milton Nascimento: o artista tem de ir aonde o povo está. Não dá para tirar a razão do artista de Cotia.
No E&I, como já virou tradição, depois da ação vem a reflexão; um diálogo para discutir arte, objetivos e muito mais que, com apoio da H Linguiçaria, através de seu proprietário Danilo Duarte e a determinação dos artistas, faz o grupo se fortalecer cada vez mais; tanto que já pode vislumbrar os próximos passos.
No momento, no entanto, o projeto entre em uma pausa para retornar em fevereiro; com o ano novo virá também uma nova fase para o coletivo que se formou no encontro, de forma que alguns projetos discutidos nos seis encontros deste ano ganharão vida no próximo.
Que venham mais projetos e as realizações, mas jamais se esquecendo a razão principal e ideal do encontro: a arte.
Algumas imagens do encontro
Fotografia tirada dentro da caixa óptica levad por Oziel
Lição para casa: coolers oferecido por Danilo para os artistas fazerem intervenções.
No próximo encontro veremos como retornarão estas embalagens.
_____________________________________________________________________
OUTUBRO
Nem o tempo chuvoso parou o E & I, pois quem se arriscou ir ao CPE foi convidado a ir para frente do Salão de exposição. Bom para o Claudinei que iniciou um grafite em um das paredes.
No final, Oziel Souza e Rodrigo Maia – Movimento Cabuçu – passaram um curta aos resistentes, O Menino e o Barraco.
Entrou em pauta também a mostra coletiva entre artistas de Guarulhos e Santos, que deve acontecer no próximo ano.
O sexto e último encontro deste ano está marcado para o dia 27/11, onde se discutirá o programa do próximo ano, como a mostra coletiva, que é proposta por Adriano Gambim.
_____________________________________________________________________
SETEMBRO
Cada vez mais o E&I se fortalece e vislumbra grandes perspectivas de crescimento. Isto pelo envolvimento dos artistas que atuam mostrando um pouco de suas artes e  técnicas e, principalmente, trazendo sugestões e novas conquistas ao grupo. Como amostra do que vem por aí, no encontro de hoje, a convite do artista Oziel, esteve no Centro Permanente de Exposições de Arte Prof. José Ismael, prestigiando o evento, o presidente da ABRAG (Associação de Bares e Restaurantes de Guarulhos), Danilo Duarte, que inclusive participou do diálogo que sempre acontece no final do encontro. Acena-se com parcerias entre a assossiação e as Secretarias de Cultura e Turismo.
Ainda há uma proposta apresentantada pelo artista Adriano Gambim sobre a possibilidade de intercâmbio com artista de Santos para exposições nesta cidade e aqui em Guarulhos.
Com artistas unidos por um pensamento de cresimento de um grupo aberto a quem queira produzir arte e confiante por um ideal que vê para breve se tornar realidade: uma classe de artistas fortalecida, o V E&I já está marcado: será no dia 9 de outubro. Quanto às dificuldades que se prevê, natural em qualquer empreendimento, que se torna maiores quando se fala em artes, fica a frase dita pelo Oziel na reunião: "Nós temos que ser os caras da resistência".
Abaixo algumas imagens das quatro horas de atividade.






















_____________________________________________________________________
AGOSTO
Adriano Gambim e Sérgio Ferreira liberaram o atelier deles para o Encontro & Intervenções da Secretaria de Cultura neste domingo, onde os artistas mostraram alguns trabalhos e técnicas que desenvolvem. O projeto E&I administrado pela Seção de Artes Visuais que chegou a sua terceira edição teve, além da performance do Pato, que não consegue ver uma parede branca e de Aline e Cláudia que experimentaram desenhar com nanquim e açai, teve em Adriano um excelente anfitrião que além de servir petiscos, mostrou várias obras e técnicas diversas, tendo como destaque uma técnica de desenho bem interessante. Confira fotos da tarde que foi recheada de arte pela arte.
Algumas obras de Adriano Gambim
Cláudia e Aline
Adriano demonstrando uma técnica de desenho
Desenho da modelo em transpararência
Depois passa para o papel usando a mesa de luz
 _____________________________________________________________________
MAIO - 11
Domingo (29/05) foi um dia ensolarado, mas bem frio. Isto todo mundo sabe. De novidade mesmo foi o encontro com os artistas no Centro Permanente de Exposições no Lago dos Patos; o local foi transformado em um atelier aberto. Passaram por lá o Coletivo 308, Nazaré Botana, Pato e a galera do grafite, Oziel entre outros. Ainda rolou oficinas com os artistas e arte-educadores Adriano Gambim e Maria Luiza. E como o que é bom tem que ter bis, já está agendado para o dia 03/07 um novo encontro.
Video Coletivo 308
Claudinei na oficina do Adriano
Primeiro plano Nazaré e uma oficinada; sob o gazebo a marmorização da Maria Luiza.
308 fuscas
Oziel.