domingo, 18 de março de 2012

Exposições do acervo da Secretaria de Cultura

Este mês a Secretaria de Cultura expõe parte de seu acervo para visitação em seus espaços expositivos.

No Centro Permanente de Exposição de Artes Prof. José Ismael está aberto até o dia 1º de abril a mostra dos painéis Historia de Guarulhos, que, com textos e imagens mostram um pouco do passado de uma pequena e provinciana cidade que viria a se tornar uma das maiores e mais importante de país; segunda maior em população e PIB do estado de São Paulo e maior PIB do país de município não capital.
8 de março a 1º de abril
quarta a domingo das 8h às 12h e 14h às 17h

Centro Permanente de Exposições de Are Prof. José Ismael
Pç. Cícero de Miranda, S/N Vila Galvão (Lago dos Patos)
Detalhe de Painel da série História de Guarulhos

O salão de exposição da Biblioteca Municipal Monteiro Lobato expõe a série de desenhos de Waldomiro de Deus, artista primitivista reconhecido nacional e internacionalmente pelas cores vibrantes e, principalmente pela obras polêmicas, onde tece críticas sobre comportamento e religião. Waldomiro, que participou em exposições e bienais em diversos países, também tem obras em acervos em museus por todo o mundo.
1 a 24 de março
Segunda a sexta, das 9h às 18h, e sábado, das 9h às 14h, exceto feriados
Biblioteca Municipal Monteiro Lobato
Rua João Gonçalves, 439, Centro

Desenhos de Waldomiro de Deus

No Centro Municipal de Educação Adamastor os guarulhenses poderão tomar contato com a gravura na Exposição Coletiva de Gravura. Lá os admiradores poderão conhecer um pouco dos ícones desta arte através de 11 pranchas doadas pela Fundação Itaú com biografias de artistas como Osvaldo Goeldi, Maria Bonomi e Luise Weiss. Bonomi e Weiss também tem obras que compõem o acervo da Secretaria de Cultura e que podem ser conferidas na mostra.
A exposição ainda leva ao público obras de diversos artistas locais, artistas de outros municípios e artistas estrangeiros; destaque para a série de serigrafias de artistas colombianos. Entre os artistas guarulhenses que compõem nosso acervo temos Sérgio Ferreira e Adriano Gambim. Gambim, artista e gravador guarulhense, participou e foi premiado em diversos salões do Brasil e do exterior.
Além de obras do acervo também há obras de artistas convidados, como Francisco Maringelli que, entre o extenso currículo, foi o artista homenageado no 20º número da Coleção Artistas da USP, recentemente publicado pela EDUSP. O gravador e artista guarulhense Wilson Silva também cedeu obras para mostra.
17 de março a 8 de abril
Diariamente 9h às 22h

Centro Municipal de Educação Adamastor
Av. Monteiro Lobato, 734 Macedo


Minha casa reconstruída na nuvem de poeira - Francisco Maringelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário