segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Palestra com Antonio Santoro Junior

Sábado (29/10) às 19h - Adamastor




A gênese da Arte Contemporânea
Precursores e Vanguardistas”
A palestra sobre o tema acima obedecerá as seguintes linhas mestras:
Contextualização no tempo e no espaço sobre a origem da Arte Contemporânea.
Identificação de artistas que atuaram como precursores da Arte Contemporânea, em plena Arte Moderna.
Momentos contemporâneos no fim da década de 50: Combine, Compression, Assemblage e Décollage.
O artista como um “bricoler” volta-se para seu mundo no intuito de fazer com que, o público participe de suas obras interagindo com as mesmas.
Questionamento sobre a beleza da Arte Contemporânea, que está não no que se vê, mas no que se entende.

Currículo resumido
Antonio Santoro Junior, brasileiro, paulistano, professor de Estética e História da Arte há mais de 30 anos no Centro Universitário Belas Artes, ex Faculdade de Belas Artes de São Paulo (FEBASP); crítico de Arte das Associações AICA – ABCA e APCA, respectivamente, internacional, brasileira e paulista, museólogo vem desenvolvendo, além do magistério, um trabalho de crítica, apresentação de artistas, juri de Salões em São Paulo e no interior, curadorias de exposições, entre as quais o Salão Paulista de Arte Contemporânea na Casa das Rosas em São Paulo/ julho de 2008.
Graduado em Artes Plásticas, Educação Artística e Artes Industriais; curso de pós graduação em História da Arte Brasileira e mestre em Educação e Artes com a dissertação: “Tensões e Contradições no Conceito de arte: um desafio para o ensino das Artes”. Exerceu entre 2005 e novembro de 2009, o cargo de coordenador cultural do Teatro Arthur Azevedo, da prefeitura municipal, no bairro da Mooca – S. P. Já apresentou um programa de televisão “O Fantástico Mundo da Arte” na TV Cultura de SP, que até hoje é reapresentado em sua programação e cujo vídeo passou a ser parâmetro para professores de Educação Artística em São Paulo. Mais recentemente, até 2005 manteve um programa semanal na TV UHF, canal 16, falando sobre exposições, artistas, enfim focalizando o mundo da Arte. É autor também de vários artigos publicados em revistas e jornais de SP e outras cidades e estados. Autor de livros para estudantes de arte e mais recentemente a publicação pela Imprensa Oficial de “O Teatro Arthur Azevedo: sua história, seu entorno” (2008).
Em dezembro de 2009 foi o curador da obra “Gota Sagrada”, da artista brasileira Yone D’ Alerige, que ganhou o 1º prêmio (Lourenço de Médici) da 7ª Bienal de Arte Contemporânea de Florença na Itália, onde esteve presente.
Atualmente leciona Estética e História da Arte, no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo, e ainda é gestor cultural da Biblioteca Central da Faculdade, além de elaborar apresentações críticas de artistas e participações de júris artísticos em São Paulo e outras cidades.
Antonio Santoro Júnior
Prof. de Estética e História da Arte
Crítico de Arte – Museólogo – Curador

Nenhum comentário:

Postar um comentário